Accueil
Aimé CESAIRE
Frantz FANON
Paulette NARDAL
René MENIL
Edouard GLISSANT
Suzanne CESAIRE
Jean BERNABE
Guy CABORT MASSON
Vincent PLACOLY
Derek WALCOTT
Price MARS
Jacques ROUMAIN
Guy TIROLIEN
Jacques-Stephen ALEXIS
Sonny RUPAIRE
Georges GRATIANT
Marie VIEUX-CHAUVET
Léon-Gontran DAMAS
Firmin ANTENOR
Edouard Jacques MAUNICK
Saint-John PERSE
Maximilien LAROCHE
Aude-Emmanuelle HOAREAU
Georges MAUVOIS
Marcel MANVILLE
Daniel HONORE
Alain ANSELIN
Jacques COURSIL
Cidades

Zumbi ganha estátua de bronze no Gragoatá

Zumbi ganha estátua de bronze no Gragoatá

Nesta terça-feira (20), Dia da Consciência Negra, em que se homenageia Zumbi dos Palmares, Niterói ganhou uma estátua do líder quilombola. A obra, uma escultura em bronze com 2 metros de altura, foi instalada no Gragoatá, próximo à entrada do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF). O trabalho é do escultor, artista plástico e pintor niteroiense Rodrigo Pedrosa.

A escultura foi produzida pela Prefeitura de Niterói atendendo a uma solicitação do Fórum de Mulheres Negras de Niterói. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, pontuou que a estátua fica em uma área de grande concentração artística e vida noturna movimentada pela juventude da cidade. A expectativa é que a escultura reforce o local como um espaço de convivência da cidade.

“É um orgulho estarmos inaugurando, nesse dia tão importante de luta para a população negra, a primeira estátua negra de Niterói. Na Cantareira, já temos uma estátua em homenagem a Dom Pedro II, e agora instalamos essa obra, que tem significado importante de luta por um Brasil mais justo para todos”, disse o prefeito.  

O artista niteroiense Rodrigo Pedrosa carrega em suas obras fortes elementos étnicos e de valorização da humanidade. Pedrosa conta que, para a produção da escultura, contratou o modelo Loic Koutama, filho de congoleses, com objetivo de preservar as características do povo que deu origem ao Zumbi. A obra foi executada em argila e posteriormente moldada e fundida em bronze. A escultura foi financiada pela empresa Águas de Niterói.

“Sou niteroiense, trabalho há 30 anos com arte e fui buscar a história de Zumbi, pesquisei suas raízes, a ancestralidade dele. Quis fazer uma obra voltada ao grupo étnico ao qual ele pertencia. Levei 120 dias para fazer esse trabalho”, detalhou.

Image: 
Post-scriptum: 
Prefeito Rodrigo Neves participou da inauguração da escultura Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

Connexion utilisateur

CAPTCHA
Cette question sert à vérifier si vous êtes un visiteur humain afin d'éviter les soumissions automatisées spam.

Pages